Compromissos da CHAPA 2 - Renovação, Compromisso e União

Defesa e União de TODOS os participantes: defender os direitos de TODOS os participantes de todas as empresas patrocinadoras, sejam eles dos planos vitalícios ou de cotas, que estejam na fase gozo dos benefícios (APOSENTADOS) ou de contribuição (ATIVOS). É direito dos participantes terem suas escolhas respeitadas.

Artigo 57. Defesa intransigente da manutenção do artigo 57 do Plano A, ato jurídico perfeito e irrevogável

Transparência total: disponibilizar atas dos conselhos deliberativo e fiscal (preservando informações sigilosas como dados pessoais e negociações em andamento), mostrar estudos técnicos e financeiros. Alterações que impactem os planos e o estatuto têm que ser comunicadas e discutidas com os participantes antes de sua implantação.

Ética: falar a verdade, não omitir, não esconder, não dissimular, não criar divisões, buscar a união.

Independência: não utilizar dos cargos eleitos para carreirismo na Cemig e nem como promoção político-partidária ou sindical, fiscalizar despesas, evitar abusos e usos indevidos de recursos.

Gestão técnica e governança: discutir abertamente a administração e os investimentos, atuar nos conselhos com planejamento, organização, controle e direção.

Participação e união de todos nas decisões: Todos serão ouvidos antes de decisões relevantes. Vamos resgatar a união dos representantes eleitos.